Chevrolet Kadett GS - O Arquirrival do Gol GTI
Conheça a história da lendária rivalidade entre o Chevrolet Kadett GS e o Volkswagen Gol GTI nos anos 80. Apesar das diferenças técnicas, o Kadett GS impressionava com seu design agressivo e desempenho dinâmico, conquistando seu lugar como um dos hatchbacks esportivos mais icônicos da década.
Nos anos 80, uma rivalidade épica tomava conta do mercado brasileiro de carros esportivos: Chevrolet Kadett GS versus Volkswagen Gol GTI. O Kadett GS, com seu DNA alemão e design agressivo, enfrentava o Gol GTI em uma batalha pela preferência dos aficionados por performance. Mesmo com algumas desvantagens técnicas, o Kadett GS conquistou seu lugar na história como um dos mais esportivos hatchbacks da época.
Nos idos de 1989, enquanto o Chevrolet Monza e o VW Santana travavam uma batalha acirrada pelo mercado de sedãs médios, outra rivalidade fervilhava nas ruas: Kadett GS versus Gol GTI. O Kadett GS, com sua herança alemã e design aerodinâmico, estava determinado a desafiar o recém-lançado Gol GTI, em uma competição que iria além das pistas.
O Kadett, concebido e produzido pela Opel, chegou ao Brasil mostrando seu pedigree europeu. O modelo GS, ou Gran Sport, herdou o mesmo DNA alemão que seu arquirrival, o Gol GTI, apresentando apêndices aerodinâmicos e um coeficiente aerodinâmico exemplar de aproximadamente 0,30. No entanto, a batalha com o Gol GTI era árdua: o Volkswagen era mais leve e mais potente, o que influenciava diretamente em seu desempenho.
Equipado com um motor 2.0 carburado a álcool, o Kadett GS produzia 110cv e um torque máximo de 17,3 kgfm, números que o colocavam em desvantagem em relação ao Gol GTI. Para compensar, a Chevrolet ajustou as relações de marchas do câmbio de 5 marchas, buscando maximizar o desempenho do motor. O resultado foi uma aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 11 segundos, enquanto o Gol GTI brilhava com 8,8 segundos na mesma prova.
Apesar das relações curtas do câmbio, que aumentavam o nível de ruído e o consumo de combustível, o Kadett GS não se deu por vencido. Em 1991, a Chevrolet lançou a versão injetada do GS, transformando-o no Kadett GSI. Com a injeção, o motor 2.0 passou a gerar 121cv e um torque de 17,6mkgf, melhorando o desempenho do modelo.
Com o GSI, o Kadett acelerava dos 0 aos 100 km/h em 10,5 segundos e alcançava uma velocidade máxima de 190 km/h, graças às relações mais longas do câmbio e à boa aerodinâmica. Hoje, um Kadett GS ou GSI restaurado pode ser uma preciosidade para colecionadores, representando não apenas um pedaço da história automotiva, mas também um investimento para o futuro.
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